Leitura

7 dicas para ler "O mínimo que você precisa saber para não ser um idiota"

Robson Cristian
Escrito por Robson Cristian em 23 de outubro de 2020
7 dicas para ler
Junte-se aos olavetes

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos com prioridade

O livro “O mínimo que você precisa saber para não ser um idiota” do Olavo de Carvalho é uma coletânea de artigos publicados pelo professor nas últimas décadas. Ele foi lançado pela Editora Record em agosto de 2013 e é um best-seller, com centenas de milhares de livros vendidos.

Apesar de ser uma “leitura de entrada” para a obra do Olavo, na minha opinião, muitas pessoas sentem dificuldade para ler esse livro. Isso acontece por diversos motivos e as dicas que separei aqui ajudarão a vencer esse desafio.

1 – Não tenha medo das referências

Sem dúvida, os textos do Olavo são ricos em referências. Ele cita autores e livros que muitas, para não dizer na maioria, das vezes nunca ouvimos falar. Essa é uma coisa que assusta muita gente e até faz alguns abandonarem o livro.

O que fazer? Dá uma olhada rápida no Google, caso não consiga entender pelo contexto, e monte seu próprio guia de referência, seja num caderno, num computador ou onde achar melhor. Coloca o nome do autor, obra ou qualquer palavra que não conhecer e depois escreva com as suas palavras.

Exemplo: Viktor Emil Frankl, austríaco, século XX, passou por campo de concentração nazista, autor do livro “Em busca de sentido”, fala sobre sentido da vida, vocação… e é o criador da logoterapia.

Entendeu? É simples!

2 – Leia o livro em ordem

Os artigos do O Mínimo foram organizados de maneira que os assuntos fundamentais venham primeiro. Dificilmente um assunto aparece antes de certos elementos importantes para a sua compreensão.

Por mais que você queira pular e ir direto para um tema que tenha mais interesse, até esse assunto será melhor compreendido se seguir a ordem estabelecida.

Fica a dica!

3 – A leitura fica mais fácil com a
prática

Se você abrir um jornal qualquer hoje, dificilmente terá um texto como o do Olavo. Ele é um dos últimos de uma geração de jornalistas que escreviam realmente bem. Sem falar que ele é, de fato, um filósofo e tem uma bagagem cultural enorme.

Essa pobreza do jornalismo faz com que os textos do Olavo, até os mais “tranquilos”, sejam difíceis para quem está acostumado a ler porcaria. A boa notícia é que fica mais fácil com a prática. O seu “músculo olavete” pode ser desenvolvido, só precisa de esforço e prática.

4 – Ouça o True Outspeak

Um caminho alternativo para se acostumar com a maneira que o Olavo fala e comenta diversos assuntos é ouvir seu antigo podcast. O True Outspeak está disponível no Spotify e é uma boa maneira de conhecer o jeitão do Olavo de Carvalho.

Ouça um pouco aqui:

5 – Não desista por besteira

Essa é uma característica brasileira muito ruim. O hábito de largar um livro por motivos banais é péssimo para o desenvolvimento intelectual. “Achei o livro muito difícil”, “O livro é muito grande”, entre outras desculpas furadas são, infelizmente, comuns.

Continue lendo. Não pare por besteira.

6 – Monte um grupo de estudos

Pegue o livro do Olavo, caderno de anotação, canetas, café, chá, refrigerante, vinho, cachimbo, charuto e chame os amigos. PRONTO! A festa do aprendizado já pode começar!

Combine de ler um capítulo por semana e discuta com sua turma. Se não tiver ninguém para conduzir, aproveite a próxima dica. O Clube Olavete é uma mão na roda para estudar os livros do Olavo de Carvalho.

7 – Assine o Clube Olavete

Eu ensino, você aprende. Você paga um boleto, eu pago um boleto. Alegria e sucesso pra todo mundo! =)

Brincadeiras à parte, o primeiro livro estudado no Clube Olavete é justamente o “O mínimo que você precisa saber para não ser um idiota” do Olavo de Carvalho.

Faça uma aula grátis e veja se combina com você. Ele custa menos de 1 real por dia no plano anual e você ainda ganha um livro autografado. Dá uma olhada lá!

Esse artigo foi útil para você? Gostaria de conteúdos ainda melhores?

Por menos de 1 real por dia, você tem acesso ao nosso Clube de Leitura, onde terá ajuda para estudar as grandes obras de política, cultura, literatura e arte, e participará de um grupo de pessoas com os mesmos interesses intelectuais. Faça sua assinatura anual por R$ 290

Quer ajudar o site Olavete de outra maneira? Colabore conosco pelo Apoio Coletivo, APOIA.se ou Patreon.

Conheça também a Livraria Olavete, recém lançada e com grandes promoções de inauguração.

Clube de Leitura

Hey, olavete!

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 Replies to “7 dicas para ler “O mínimo que você precisa saber para não ser um idiota””

Giuseppe

Excelente

Horacia

Adorei as dicas obg