Leitura

As dicas de Olavo de Carvalho para uma pessoa sem rumo

Robson Pereira
Escrito por Robson Pereira em 6 de fevereiro de 2023
As dicas de Olavo de Carvalho para uma pessoa sem rumo
Junte-se a milhares de olavetes

Receba nossos conteúdos em primeira mão

O conteúdo abaixo tem circulado pela Internet faz alguns anos, mas não sabemos quem foi a pessoa que pediu essa orientação ao professor Olavo de Carvalho.


“Em 2004 eu estava sem rumo. Sendo de esquerda, não agüentava mais as críticas que pintavam as pessoas de esquerda como avessas ao conhecimento. Mandei então um e-mail para o filósofo Olavo de Carvalho pedindo-lhe dicas de leituras para que eu conseguisse ter um mínimo de orientação no mundo. E o e-mail que ele me enviou em resposta é um verdadeiro guia de honestidade intelectual. Até hoje não consegui comprar todos os livros nem colocar em prática tudo que ele me aconselhou porque, na verdade, é um plano de estudos para uma vida inteira.


E-mail resposta do prof. Olavo:

Prezado amigo,
Deu louco para louco, vamos direto ao assunto:

Não adianta estudar muito. Aristóteles dizia que a inteligência deve ser exercitada com moderação e constância. O truque é:

1 – Estudar todo dia um pouco.
2 – Não estudar nada sem um interesse total e absorvente.

3 – Ler devagar, com lápis na mão, e não deixar passar uma palavra desconhecida, uma frase mal compreendida.

4 – Ler somente os livros essenciais de cada área, sem perder tempo com obras de interesse periférico.

5 – Domine pelo menos três idiomas (ler e escrever — conversação é para turista). Quanto a seleção de livros, estes são indispensáveis e, por eles, você chegará aos outros:

1 – Otto Maria Carpeaux, História da Literatura Ocidental (leia pela ordem, anotando cada autor importante citado e fazendo a lista dos livros que vai ler pelos próximos dez anos).

2 – Frederick Copleston, Uma História da Filosofia (idem)

3 – Eric Voegelin, Reflexões Autobiográficas (idem)

4 – Georges Gusgorf, Introduction aux Sciences Humaines

5 – Seyyed Hossein Nasr, Knowledge and the Sacred

6 – Max Friedländer, On Art and Connoiseurship

7 – Pitirim A. Sorokin, Novas Teorias Sociológicas

8 – Leo Strauss and Joseph Cropsey, História da Filosofia Política

9 – Otto Maria Carpeaux, Uma nova história da Música.

Estou-lhe enviando em arquivo anexo um manual da vida intelectual (A vida intelectual, A. D. Sertillanges). Leia e pratique. Se isso não der certo, nada mais poderá dar.

Um abração do Olavo de Carvalho”


O professor André Assi Barreto fez o estudo capítulo por capítulo do livro Reflexões Autobiográficas do Eric Voegelin no Clube Olavete, caso você tenha interesse.

Hey, olavete!

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

11 Replies to “As dicas de Olavo de Carvalho para uma pessoa sem rumo”

Laura

Olha!!! Eu não sou a pessoa mais inteligente do mundo, mas Olavo de Carvalho é/ foi um desastre p a humanidade, certamente a literatura indicado por ele deve te ter algum valor, porém, se essa literatura formou a pessoa que ele foi, e contribuiu p propagar ideias esdrúxulas fazendo com que pessoas antes ( perdidas ) se transformassem em pessoas que acham que fazei parte de uma grande família, uma família que perdeu a noção, que só pensam em conjunto. Se um da família fizer certa afirmação, todos da família imediatamente assinarão em baixo, agirão conforme lhes for ordenado, afinal são vc da família. Então não, eu dispenso, prefiro vc pensar por mim mês mesma, eu não tenho preguiça de pesquisar, de ler ou de confrontar opiniões. Eu não sou de esquerda ou de direita eu sou eu mesma. De qualquer forma vou pesquisar sobre alguns desses títulos, quem sabe eu encontro algo que preste.

M César S Dias

Você tentou se expressar e ao mesmo tempo nada disse. Apenas que rejeita o que Olavo disse.
Obviamente pelo que leu na grande mídia. Esse é o tipo de pensamento preguiçoso que facilita a condução das massas. Por você apenas lamento.

Mauricio

A pessoa não leu nenhum desses títulos e quer confrontar o conselho do Olava? É mole? Kkkkkkkk

Laura

Olha!!! Eu não sou a pessoa mais inteligente do mundo, mas Olavo de Carvalho é/ foi um desastre p a humanidade, certamente a literatura indicada por ele deve te ter algum valor, porém, se essa literatura formou a pessoa que ele foi, e contribuiu p propagar ideias esdrúxulas fazendo com que pessoas antes ( perdidas ) se transformassem em pessoas que acham que fazem parte de uma grande família, uma família que perdeu a noção, que só pensam em conjunto. Se um da família fizer certa afirmação, todos da família imediatamente assinarão em baixo, agirão conforme lhes for ordenado, afinal são da família. Então não, eu dispenso, prefiro pensar por mim mesma, eu não tenho preguiça de pesquisar, de ler ou de confrontar opiniões. Eu não sou de esquerda ou de direita eu sou eu mesma. De qualquer forma vou pesquisar sobre alguns desses títulos, quem sabe eu encontro algo que preste.

Eneias mattos

Dá pra ver que não é nem um pouco inteligente.

Sara

Ah! Quanta generosidade e humildade do Olavo. Admirava sua capacidade de ensinar, sua paciência com seus alunos, e até mesmo seus “detratores”. Agradeço a Deus por tê-lo feito brasileiro e ter ajudado tantos de nós a querer buscar a verdade. Lamento pelas pessoas que se fecharam em si mesmas, e perdem a possibilidade de crescer e melhorar com os ensinamentos dele.

Heber

Cara, que ótimo. Fui descobrir o site só agora. Sou calouro no COF. Gostei do conteúdo de vocês. Espero que tenham muito sucesso em suas ideias. Fiquem com Deus. Um abraço!

Daniel Ferreira

Muito bom o artigo, as dicas e metas traçadas pelo nobre professor Olavo de Carvalho é inspirador.

Ubiratã Amador

Olavo de Carvalho é, e sempre será um dos ególatras mais IDIOTAS que já passou por este planeta: quem o segue é tresloucado…

pipoket

isso só confirma que ele é um ególatra idiota

Rodrigo Zizas

Olavo me levou a uma grande reflexão, a de que esquerdistas tem “imunidade intelectual”, pois se fosse filmado um crime horrendo sendo praticado pelo nine, ainda assim, esquerdistas encontrariam no salão vazio de suas cabeças, motivos para o adorá-lo.