Leitura

Lista de Livros Reescritos por Serem "Ofensivos"

Redação Olavete
Escrito por Redação Olavete em 30 de abril de 2023
Lista de Livros Reescritos por Serem
Junte-se a milhares de olavetes

Receba nossos conteúdos em primeira mão

A reescrita de livros clássicos para remover conteúdo considerado “ofensivo” aos leitores atuais tornou-se algo cada vez mais comum.

Essa prática, uma forma de censura velada, priva as gerações futuras do acesso às ideias e aos valores das épocas passadas, reescrevendo a história e ocultando o contexto e as intenções originais dos autores.

No entanto, sem os detentores dos direitos perderem os royalties das vendas e nem os assuntos censurados gerarem tanta discussão quanto numa proibição, o que faz esse método sutil ser visto, por muitas pessoas, como mais perverso.

Aqui está uma lista de livros que passaram por alterações:

  • Charlie e a Fábrica de Chocolate“, “As Bruxas” e outras obras de Roald Dahl: A editora Puffin Books, divisão da Penguin Random House, anunciou a realização de centenas de alterações nos livros de Roald Dahl para torná-los mais “adequados” aos leitores atuais.
  • A série James Bond, de Ian Fleming: As edições comemorativas dos romances de espionagem de Ian Fleming foram lançadas com algumas referências raciais removidas para celebrar o 70º aniversário de “Cassino Royale”, o primeiro livro da série.
  • A série Doutor Dolittle, de Hugh Lofting: Desde a década de 1960, edições dos livros de Hugh Lofting começaram a ser publicadas com linguagem e elementos de enredo considerados ofensivos revisados ou completamente removidos.
  • As Aventuras de Huckleberry Finn“, de Mark Twain: Este clássico da literatura americana enfrenta polêmicas há muito tempo devido à linguagem racialmente insensível presente na obra. Em 2011, uma nova edição do livro foi publicada com a palavra “n—-r” substituída por “escravo” em todas as suas 219 ocorrências.
  • Além de: os livros de Agatha Christie, “E o Vento Levou” de Margaret Mitchell, “O Mágico de Oz” de L. Frank Baum, algumas edições de “As Crônicas de Nárnia” de C.S. Lewis e também do “Paraíso Perdido” de John Milton.

Caso você saiba de outras obras que estão em processo de reescrita censurada, deixe um comentário para atualizarmos essa lista.

FOTO: Ian Fleming com Sean Connery na gravação de um dos primeiros filmes do James Bond.

Hey, olavete!

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

8 Replies to “Lista de Livros Reescritos por Serem “Ofensivos””

Sergio Murilo Araujo

Valeu Olavete, o revisionismo da história está cada vez mais acelerada e, mais à ideologia de gênero, linguagem neutra, do politicamente correto, e agora, o “ódio de bem” estão conflagrando uma guerra híbrida (5ª geração) em demover toda e qualquer verdade apodítica e opinião contrária às narrativas e discursos escabrosos, abstratos, subjetivos de tão erísticos/sofista quanto aos fins desejados pela intelligentzia (Think Thank Global-socialistas). Parabéns pela informação correta e digna de divulgação. Abs

Davydson

Isso me lembra o livro 1984. Estão reescrevendo obras clássicas que são clássicas por vários motivos e o texto íntegro, tal qual foi escrito é um deles.

Oswaldo

As obras de Monteiro Lobato agora estão sendo “anotadas”, para evitar ferir determinados grupos

EDUARDO DE PAULA SANTOS

Esclarecedor.

Henrique de Cássio dos Santos

Eu acho um absurdo toda está sensura velada, o engraçado que não sensura as músicas do funk que transformam as mulheres em objeto sexual, tirando a humanidade das mesmas as transformando e meros objetos..

Davydson

As obras de H.P Lovecraft tbm estão sendo censuradas. Isso é uma falta de respeito com o autor e sua obra. O contexto era outro. Era outra época.

Ulisses Gama

Lamentável está se seguindo dentro do que Baumann chamou de “sociedade líquida”, uma tal pensamento amorfo do “politicamente correto”! Lástima só! É querer fatos e outros acontecimentos que marcaram a história da humanidade até o Século XXI! Daqui a pouco vão querer mexer até nos escritos sagrados da Bíblia! Beira a cabal liquidez imediata do atual pensamento humano…

Pérsio

Lamentável. Estamos vivendo uma distopia, como no livro “1984”.